28 MAI 2013
Crianças conhecem benefícios da batata doce nutritiva

SAAMA fornece alimento para cardápio escolar e ainda oferece mudas à comunidade

Jacqueline de Lima

Funcionários da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizam, desde a semana passada, palestras nas unidades de ensino para apresentar aos alunos os benefícios da batata doce de polpa alaranjada. O alimento, que é rico em betacaroteno, foi inserido no cardápio das crianças no início do mês.

As primeiras palestras aconteceram no CIAF I “Luiz Antônio Bernal” e CIAF II “Honório Cardoso”, nos dias 22 e 24, respectivamente. Outras escolas já estão agendadas.

“As crianças estão adorando a batata doce, mas muitas não sabiam do que se tratava. Por causa da cor (alaranjada) pensavam que era cenoura. Agora, além de gostar do sabor, elas também sabem da importância de comer o alimento”, comenta a responsável pelo projeto, Juliana Geseíra Monteiro.

“Para agradar, ainda mais, as crianças, as cozinheiras da Mini Usina já inventaram mais de 14 receitas usando a batata”, lembra o secretário da pasta, Sérgio Nakagi.

A batata doce: A principal diferença desse tipo de batata doce é que possui a polpa alaranjado intensa devido ao alto teor de betacaroteno, sendo em média 115 mg/Kg de raiz. Após ser ingerido, o betacaroteno se transforma em vitamina A. O consumo de 25g a 50g de batata-doce alaranjada supre as necessidades diárias de pró-vitamina A.

Plante em casa: Além de fornecer o alimento às escolas municipais, a SAAMA disponibiliza mudas da batata doce para o munícipe que desejar plantar em casa. Os interessados devem se dirigir a sede da Secretaria, rua Glicia Pedroso Fenerich, n° 147, para retirar a muda.

Para obter mais informações o telefone de contato é (16) 3209-2450.