21 DEZ 2012
Drogas: Projeto de Jaboticabal é premiado

Trabalho pioneiro mostra a importância da união entre poder público, família e comunidade

Jaboticabal mostra, mais uma vez, porque é referência regional no combate ás drogas. O projeto Prevenção e Combate ao Consumo de Álcool e Outras Drogas no Contexto Escolar foi premiado na III Mostra de Experiências Exitosas em Atençao Básica DRS XIII. O projeto conquistou o 1º lugar, disputando com 80 trabalhos inscritos, de 90 municípios que pertencem a RRAS 13. O evento aconteceu no início do mês, em Ribeirão Preto.

O prefeito José Carlos Hori relembra como iniciou os trabalhos na área em 2011. “A fundação da Fazenda Terapeutica foi um marco para mim. Consegui acompanhar de perto este problema. Hoje sinto mais maduro para lidar com o avanço do consumo de drogas que, a cada ano, está mais presente nas nossas famílias”, fala o prefeito, que completa: “criamos leitos especiais para tratamento, no Hospital São Marcos; núcleos de atendimento com equipes multidicisplinares e, agora, este belo projeto de educação nas escolas. Avançamos bastante, mas ainda temos uma luta muito grande pela frente”.

O trabalho foi premiado pela comissão avaliadora, composta por integrantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Cosems - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Para Hori, a premiação mostra a importância do trabalho conjunto. “A Prefeitura e a família, sozinhas, não conseguem grandes avanços. Nosso projeto mostrou que nossos jovens precisam de todos juntos: família, poder público e a comunidade. Nosso foco é a prevenção, não podemos continuar perdendo nossos jovens para as drogas”.

O projeto - Médicos, enfermeiros, psicólogos e equipes de Estratégia de Saúde da Família integram o projeto Saúde da Família na Escola, que atende jovens do ensino fundamental (8ª série) e ensino médio. O objetivo é trabalhar a prevenção e o combate ao consumo de álcool e outras drogas, no contexto das instituições escolares.

O projeto foi divido em três etapas. No primeiro momento a equipe, formada por médicos ou enfermeiros e agentes comunitários de Saúde, fizeram palestras educativas e de orientação para os alunos. Após um mês, aproximadamente, psicólogos e agentes comunitários fizeram um bate papo mais direcionado com os estudantes, esclarecendo dúvidas e identificando possíveis problemas.

Para a terceira fase a Prefeitura contou com o apoio de instituições e ONG's que prestam trabalhos voltados aos jovens, como o Senac, Escola de Arte, Unesp e atividades esportivas. “Apresentamos as atividades oferecidas. Caso se interessem pelas atividades extracurriculares, a Prefeitura vai atuar como facilitadora na inserção do aluno ao projeto”, esclarece a Secretária da pasta, Sônia Ferri.

Leitos - A Prefeitura implantou 14 leitos de psiquiatria para atender, em especial, os usuários de álcool e drogas, no Hospital São Marcos. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar - com psicólogos, psiquiatra, terapeuta ocupacional e assistentes sociais - à disposição dos pacientes em tratamento de dependência química.