26 ABR 2013
População aprova investimentos na saúde

Novos médicos foram contratatos, ampliando o atendimento nos casos de emergências, das 06h às 23h

Luana Vianna

A Prefeitura de Jaboticabal, através da Secretaria de Saúde, ampliou o atendimento no Pronto Socorro Municipal, localizado no Centro da cidade. Já nos primeiros dias da nova medida, a melhoria no atendimento é sentida pela população.

A paciente Marisa Silva utilizou os novos serviços nesta semana. “Foi uma mudança providencial. Está atendendo toda a demanda, a consulta é quase imediata. Senti bastante melhora na qualificação do atendimento. Os médicos são excelentes, não tive problemas; sempre tive tratamento de primeira qualidade no SUS de Jaboticabal”, informa.

A medida reduziu o tempo de espera e deu melhores condições aos 300 pacientes que procuram a unidade diariamente. “Começamos o ano com dois médicos plantonistas. Agora são quatro, dobramos nossa capacidade. O foco é que nossa população seja atendida com respeito e atenção que merece”, afirma o prefeito Raul Girio.

Priscila Magalhães também aprovou a contratação. “Foi uma ótima medida. Infelizmente hoje temos mais pessoas ficando doentes. Gostei bastante do atendimento, foi rápido e eficiente. Fui atendida em 15 minutos”, afirma.

Convênios particulares - A administradora da unidade informa que é cada vez mais comum a migração dos pacientes do sistema particular para o SUS. “Ouvimos, todos os dias, relatos de pessoas que deixam de pagar o plano de saúde. Um paciente que procura o Pronto Socorro, hoje, espera meia hora, no máximo. Ao entrar na unidade a 'fila de espera' é, apenas, para aguardar resultado de exames”, informa Julie Rossi Sagula.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 54% da população da cidade utiliza, oficialmente, o sistema SUS. “Na prática este índice é bem maior. Muitas pessoas pagam o plano particular mas preferem recorrer ao Pronto Socorro Municipal, que hoje é muito mais rápido”, finaliza a administradora.