25 ABR 2013
EPTV na Escola: reunião define metodologia de trabalho para 2013

Professores coordenadores estiveram reunidos para definir como o tema de 2013 será trabalhado em sala de aula

Ângelo Caruso

Toda rede municipal de ensino está mobilizada para o início do Programa EPTV na Escola. Todos os professores coordenadores estiveram reunidos no dia 4 de abril para definir a metodologia de trabalho para 2013.

Nesta edição, o EPTV na Escola traz o tema: Viver. Você tem medo do quê? Para incentivar os alunos, o tema será discutido em sala de aula com o objetivo de levar o jovem a perceber e pensar sobre os próprios medos e contribuindo para a descoberta de mecanismos de enfrentamento.

O Prefeito, Raul Gírio, vê no concurso uma excelente ferramente de incentivo aos alunos. “Por meio de temas atuais, o EPTV na Escola faz com que todos os alunos se mobilizem diante de um único objetivo. O assunto é trabalhada em sala de aula e os temas auxiliam os professores na abordagem de determinados assuntos no cotidiano escolar”.

A responsável pelo programa no município, Janine Zechetto Pito, ressalta a importância do concurso que todos os anos desenvolve temas relacionados ao cotidiano do adolescente. “Este ano o tema envolve um assunto bastante complexo onde o adolescente deve, em primeiro lugar vencer o medo de pensar e assumir seus próprios medos, muitas vezes relacionados com a fase da adolescência”.

O concurso - O programa é voltado para alunos das redes municipal, estadual, particular, SESI e supletivo que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, onde o aluno deve produzir uma redação sobre o tema proposto.

Os 30 primeiros classificados do município ganham um dia de passeio em Ribeirão Preto com direito a visita na EPTV, onde os alunos conhecem os bastidores da emissora e fazem um passeio cultural. No final serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem matérias baseadas no texto das redações que serão exibidas no telejornal da EPTV.

A etapa para realização das redações nas escolas já começou e o prazo final para entrega das mesmas para seleção no município é dia 19 de julho.