07 MAR 2013
Merenda: cardápio dos alunos recebe batata doce

Alimento, rico em betacaroteno, será produzido de 14 formas diferentes pelas cozinheiras da Mini Usina

Jacqueline de Lima

A Prefeitura de Jaboticabal garante a todos os alunos da rede municipal de ensino merenda de qualidade, supervisionada por nutricionistas. Com objetivo de complementar o cardápio dos estudantes, a partir de maio, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente vai fornecer batata doce às escolas municipais. O alimento, rico em betacaroteno, é essencial para o desenvolvimento dos órgãos da visão, formação da pele e crescimento do corpo.

De acordo com o secretário da pasta, Sérgio Nakagi, as ramas já foram plantadas na Horta Municipal e devem ser produzidas durante o ano todo. “Inicialmente, ela será servida no meio da carne moída ou de outros ingredientes, pois a aceitação das crianças é maior do que quando servida separadamente”, explica o secretário.

Para agradar, ainda mais, as crianças, as cozinheiras da Mini Usina já inventaram mais de 14 receitas usando a batata. O livro de receitas será editado e fornecido à comunidade. Outro objetivo é substituir de 15% a 20% da farinha de trigo pela polpa da batata doce na produção de pães feitos no local.

Apesar do fornecimento começar em maio, já este mês os alunos participarão de palestras para conhecer os benefícios do alimento. Os estudantes também receberão uma cartilha ensinando a como plantarem.

A batata doce: De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Juliana Geseíra Monteiro, responsável pelo projeto, a principal diferença desse tipo de batata doce é que possui a polpa alaranjado intensa devido ao alto teor de betacaroteno, sendo em média 115 mg/Kg de raiz. Após ser ingerido, o betacaroteno se transforma em vitamina A. O consumo de 25g a 50g de batata-doce alaranjada supre as necessidades diárias de pró-vitamina A.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024