22 AGO 2023
PARCERIAS
PROJETOS
SAÚDE: Agentes municipais concluem formação com UFRGS

Realização do Programa "Curso de Saúde com Agente" fortalece a parceria entre Prefeitura de Jaboticabal, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em agosto, Jaboticabal concluiu mais um passo significativo na promoção do bem-estar social e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde e a renomada Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Programa "Curso de Saúde com Agente," que teve a duração de um ano, foi finalizado com sucesso, beneficiando os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias que atuam incansavelmente para garantir o bem-estar da população.

O programa inovador foi idealizado para aprimorar o Atendimento Básico do SUS, uma das peças fundamentais para a efetividade do sistema de saúde brasileiro. Por meio dessa parceria, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias passaram por uma formação abrangente e especializada, equipando-os com as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecerem assistência de qualidade à comunidade local.

A colaboração entre a Prefeitura  de Jaboticabal, a Secretaria de Saúde e a UFRGS destacou-se como um exemplo de cooperação entre os setores público e acadêmico. A união dessas entidades possibilitou a realização de um programa completo, que abrangeu tópicos essenciais da Saúde Pública, incluindo prevenção, promoção e combate a doenças endêmicas.

Num evento emocionante, no último dia 10 de agosto, ocorreu a entrega dos kits de materiais aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Endemia, pelo Secretário de Saúde Sérgio Ramos, marcando um momento simbólico de celebração e reconhecimento pelo comprometimento desses profissionais com a saúde da comunidade. Cada agente recebeu uma mochila, um colete e um chapéu personalizados, que não apenas os identificam em suas funções, mas também os capacitam para realizar suas atividades de maneira mais eficaz e confortável.

O sucesso do Programa "Curso de Saúde com Agente" reforça a importância do investimento em capacitação e educação continuada para os profissionais da saúde, ampliando sua capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas. A parceria entre as instituições envolvidas demonstra o compromisso coletivo com a melhoria dos serviços de saúde prestados à população de Jaboticabal.

À medida que a cidade avança em direção a um futuro mais saudável e resiliente, a conclusão bem-sucedida deste programa inspira não apenas os agentes de saúde, mas toda a comunidade, a colaborar para a construção de uma sociedade mais informada, saudável e solidária.

Veja mais fotos na galeria logo abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #Saúde #SUS #defendaoSUS #UFRGS #AgenteComunitárioDeSaúde #AgenteDeEndemias #CursoDeSaúdeComAgente #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Gabinete do Secretário de Saúde; Departamento de Comunicação Social
22/08/2023