12 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
FORMAÇÃO: Jaboticabal participa de seminário sobre novas drogas
Na manhã de quinta-feira (11), o Departamento de Proteção Social Especial de Jaboticabal participou do seminário "Droga K: Alertas, Emergências e Cuidados", oferecido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED). O evento aconteceu no auditório da Fundação Casa, na cidade de São Paulo.

Estiveram presentes, representando o município, as funcionárias Kátia Santana (coordenadora do CREAS), Noemi Baptista (coordenadora da Casa Transitória) e Vanessa Francisco da Silva (da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). O encontro abordou a temática das novas drogas K e seus desafios.

"Lá, nós pudemos conhecer melhor sobre essas novas substâncias sintéticas no âmbito das pesquisas, análises e cuidados, através das orientações de profissionais que compõem a rede multissetorial do Estado. Foi um importante momento de aprendizado para aprimorarmos o trabalho de redução de danos que é tão importante no nosso município."

– Vanessa Francisco da Silva, técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

O evento contou com três painéis temáticos: "Novas Substâncias Psicoativas", "Dados Estatísticos" e "Perspectivas para Redução de Danos Causados pelo Uso dessas Drogas". A organização contabilizou a participação de 320 pessoas, entre acessos presenciais e online – incluindo as representantes de Jaboticabal.

O Evento

Segundo a presidente do CONED, Eliana Borges, o evento representa um importante fórum de apoio às instituições. “É fundamental discutir muito esse tema, rever mitos e entender a dimensão para caminharmos em busca de alternativas”, declarou ela.

Também presente ao seminário, a vice-presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, afirmou que a disseminação das drogas K está causando um grande impacto entre jovens e adolescentes. “Precisamos compreender essa nova substância que está sendo consumida pelos nossos jovens e levar essa discussão para todos os âmbitos sociais”, concluiu.

Drogas K

Produzida em laboratório e com nomes diversos, as “drogas K” pertencem ao grupo de novas substâncias psicoativas que têm ganhado destaque, tanto no Brasil quanto globalmente. Seu surgimento aconteceu na década de 1980. Os nomes K9, K2 e K4 são diferentes denominações para a mesma droga, variando apenas na forma de consumo.

#PrefeituraDeJaboticabal #AssistênciaSocial #CREAS #CasaTransitória #DrogaK
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social