11 ABR 2024
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO
CULTURA: Obra de Adoniran Barbosa é tema de exposição que chega à cidade

Exposição "O Samba Italiano de Adoniran Barbosa" chega a Jaboticabal.

Parceria entre Associação Jaboticabalense de Cultura (AJC) e Prefeitura viabilizam exposição.

Jaboticabal recebe a exposição de arte "O Samba Italiano de Adoniran Barbosa". Viabilizada por uma parceria entre a Associação Jaboticabalense de Cultura (AJC) e o Departamento de Cultura da Prefeitura de Jaboticabal, a mostra acontece com entrada gratuita no Jaboticabal Shopping até 21 de abril.

Cada tela tem inspiração na obra de Adoniran, como as canções "Despejo na Favela", "Torresmo à Milanesa", o clássico "Trem das Onze", entre outras. Os grafiteiros que assinam os trabalhos são Pandora, Ana Kia, Fixxa, Tia Bob, Bie, Robs, Genesis e Pow.

A Exposição

João Rubinato (1910-1982) – mais conhecido como Adoniran Barbosa – morreu há 42 anos, em 23 de novembro de 1982. Considerado o Pai do Samba Paulista, o compositor de "Saudosa Maloca", "Trem das Onze", "Tiro ao Álvaro" e outros grandes sucessos é responsável por retratar o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana brasileira.

O tributo ao sambista, que é personalidade inconteste da capital paulista, marca os quarenta anos da sua morte, completados em 2022. As obras vêm sendo expostas como parte da programação das Fábricas de Cultura da Zona Leste paulistana, São Bernardo do Campo, Santos e no Circolo Italiano di San Paolo, em São Paulo.

Quem está proporcionando a realização desta exposição em nossa cidade é a Associação Jaboticabalense de Cultura (AJC), em parceria com o Circolo Italiano de Jaboticabal, apoio da Prefeitura de Jaboticabal e do Jaboticabal Shopping. A parceria com o COMITES SP, através da Comissão Interior, Comissão Cultura, Museu Catavento e suas Fábricas de Cultura 4.0, permitiu viabilizar a realização no interior do Estado.

Quanto a isso, o Coordenador da Comissão Interior, Sebastião Zoli Júnior ressalta que "todas as associações com as quais estamos fazendo contato estão super animadas em poderem viabilizar a Exposição em suas cidades, recebendo algo realizado na Capital Paulista e podendo viabilizar no interior, uma Exposição com esta qualidade e podendo também homenagear este grande artista paulistano, reconhecido nacional e internacionalmente, que representa a italianidade com sua simplicidade e criatividade".

O Programa

Desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Programa Fábricas de Cultura oferece à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, xadrez, artes digitais, tecnologia e inovação além de sessões de cinema, shows, espetáculos, bibliotecas com cerca de cinco mil títulos cada e estúdios de gravação. A Organização Social Catavento Cultural e Educacional administra 8 das 12 unidades do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo: Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém, Cidade Tiradentes, São Bernardo do Campo, Santos e Ribeirão Preto.

SERVIÇO:
ONDE: Jaboticabal Shopping
QUANDO: de 11 a 21 de abril, das 10h às 22h

#PrefeituraDeJaboticabal #JaboticabalShopping #AdoniranBarbosa #SambaItaliano #Exposição #MuseuCatavento #EconomiaCriativa #Cultura #MinistérioDaCultura #MinC
Fonte: Departamento de Cultura
Local: Jaboticabal Shopping