16 ABR 2024
PARCERIAS
PROJETOS
HORTA: Projeto do CRAS 2 com a Unesp rende primeira colheita e interação
Na sexta-feira (12), os alunos do Colégio Técnico Agrícola (CTA) de Jaboticabal visitaram o CRAS 2 para auxiliar os participantes do projeto da horta do equipamento. Na ação, além da manutenção dos canteiros, foram plantadas novas hortaliças e instaladas as telas de sombreamento.

De acordo com a coordenadora Monique Pinto de Freitas, do CRAS 2, as docentes Ana Elisa e Regina Aparecida Camargo (Unesp) realizaram orientações acerca de técnicas de plantio e cultivo. "Durante as atividades, foi possível observar a troca intergeracional, na qual nossos atendidos aprendiam com os alunos e professoras, mas também relatavam experiências e acabavam ensinando", comenta Monique.

"Tal experiência demonstra a importância da recuperação da coletividade no trabalho comunitário, principalmente no que se refere à busca pela emancipação e autonomia de cada indivíduo."
– Monique Pinto de Freitas, coordenadora do CRAS 2

Além da ação em parceria com a Unesp, os atendidos recebem orientação social pelo psicólogo Henrique da Silva dos Santos, que também é o responsável pelo grupo.

Ao fim da matéria, veja a galeria com mais imagens.

Colheita

No início do mês de abril, o CRAS 2 realizou a primeira colheita em sua horta, resultado de parceria com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp) de Jaboticabal. A ação contou com a participação das pessoas atendidas no equipamento, que repartiram as hortaliças e participaram de um bate-papo com a professora Regina (Unesp).

A professora também apresentou um relatório de uma análise laboratorial, indicando que "o solo da horta está ótimo para cultivo, com pequenas alterações de nutrientes", segundo a coordenação do CRAS.

#PrefeituraDeJaboticabal #AssistênciaSocial #CRAS #horta #FCAV #Unesp #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
12/04/2024