Nesta terça-feira (8), véspera do feriado da Revolução Constitucionalista, o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Jaboticabal recebeu uma visita especial: um macaco bugio (Alouatta sp.) foi avistado nos arredores da área verde da unidade, localizada na região do Lago Municipal.
Tranquilo e à vontade, o animal foi visto se alimentando de folhas — comportamento típico da espécie, que é nativa da fauna brasileira e conhecida por seu canto forte e marcante.
Os registros foram feitos pela veterinária da Prefeitura, Dra. Caroline Rocha, que comentou a importância desse tipo de avistamento para a biodiversidade local.
“Os bugios se alimentam de folhas, e essa é, inclusive, uma parte muito importante da dieta deles. Eles são classificados como folívoros, ou seja, animais que comem principalmente folhas. No entanto, também consomem frutas, flores e brotos, mas as folhas representam a maior parte da alimentação diária — especialmente folhas jovens, que são mais nutritivas e fáceis de digerir.”
O Centro de Educação Ambiental é mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) e tem registrado cada vez mais interações com a fauna local, indicando a boa recuperação e preservação do ecossistema urbano da cidade.
#PrefeituraDeJaboticabal #MeioAmbiente #SAAMA #CEA #EducaçãoAmbiental #Jaboticabal