23 MAI 2013
Autoridades discutem adoção e entrega voluntária de crianças

Medida visa, entre outros aspectos, combater o tráfico de pessoas

Luana Vianna

A Prefeitura de Jaboticabal, parceira da Rede Social de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, na quarta-feira (23), a palestra “Adoção: um olhar sobre a entrega espontânea de filhos para adoção”. Autoridades de várias esferas participaram da cerimônia, na Câmara Municipal.

O Juiz de Direito, Dr. Alexandre Gonzaga Baptista dos Santos, falou da importância de capacitar os funcionários que trabalham na saúde. “São as pessoas mais próximas das mães que, por algum motivo, não querem manter vinculo com o filho. Toda a equipe orientará na manutenção do vínculo, mas caso a mãe realmente opte pela adoção, o melhor caminho é entregá-los à justiça”, alerta o juíz. “Abordamos esse novo olhar da adoção: a entrega voluntária das crianças, que não é crime. Essa é a melhor saída para evitar o tráfico de pessoas e de crianças”, completou.

Já o prefeito Raul Girio relembrou a nobre missão de adotar. “É um bonito ato de carinho, amor e entrega. Jaboticabal tem o privilégio de ter duas pessoas que levantaram essa bandeira [o juíz e o promotor]. Foi uma palestra grandiosa, para os estudantes de direito e para os profissionais da saúde que participaram”, diz o prefeito. “Essa mobilização de toda a rede é vital para discutir o preconceito em relação a adoção”, finaliza o Promotor de Justiça Dr. Paulo Henrique de Oliveira Arantes.

O evento foi realizado pela Rede Social, que uniu esforços entre Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Fórum (Vara da Infância, Promotoria da Infância e Setor Técnico), Conselho Tutelar, Comcriaja, Secretaria de Assistência Social, Escola de Arte, Delegacia da Mulher, SENAC e Faculdade São Luis.