12 ABR 2013
Jaboticabal adere ao programa “Crack, é possível vencer”

A ideia é criar uma política pública de combate às drogas no município

Jacqueline de Lima

A Prefeitura de Jaboticabal atua para combater os problemas gerados pelo uso de drogas. Na tarde de ontem (10), representantes das Secretarias de Governo, Educação, Saúde, Assistência Social, Obras, e Câmara Municipal se reuniram para discutir o assunto e definir os membros do Comitê Gestor de Combate ao Crack.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eliete Travaine Lopes, a ideia é criar uma política pública de combate ao crack no município. “Estamos nos unindo para elaboração dessa política pública para que possamos melhor acolher e tratar o usuário de crack.”

“A adesão ao programa tem como principal objetivo resgatar a dignidade humana dessas pessoas, a qualidade de vida e sua reinserção no grupo familiar e na sociedade”, acrescenta o secretário de Governo, Sérgio Ramos.

A criação do Comitê Gestor foi o primeiro passo. Agora, o grupo trabalha para elaborar o plano de ação que será encaminhado ao Governo Federal para avaliação. “Primeiramente, o Governo Federal vai avaliar os projetos das cidades com mais de 200 mil habitantes, após serão as menores. Quando aprovado, os municípios passarão a receber recursos específicos para aprimorar as ações”, explica a secretária.

Conheça algumas das ações complementares desenvolvidas pela Prefeitura e seus parceiros:

Serviço Especializado de Abordagem Social - A atividade consiste em fazer um levantamento sobre a situação dos moradores de rua que vivem na cidade e oferecer-lhes ajuda. De acordo com dados colhidos durante as ações, a maior parte dos moradores de rua tem problemas com álcool e drogas ilícitas.

Não dê esmola – A campanha desenvolvida pela Administração Municipal complementa as ações do Serviço Especializado de Abordagem Social. Para a Eliete Travaine, a doação de esmolas estimula a permanência dessas pessoas na rua.

Operações especiais – Uma parceria entre Polícia Militar e Ronda Escolar assegura a segurança dos jaboticabalenses que transitam pela Avenida Carlos Berchieri. O objetivo é coibir as ações dos moradores de rua da região que pedem esmolas nos semáforos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024