04 ABR 2013
Jaboticabal prossegue com o combate à dengue

População deve ficar atenta aos possíveis criadouros em seus lares

Gabriel Barbieri, Estagiário
Supervisão Luana Vianna

Visando diminuir os casos de dengue no município, a Prefeitura de Jaboticabal realiza visitas nos bairros para combater o mosquito Aedes Egypti, que é o vetor da doença. Equipes especializadas fizeram o bloqueio e nebolização nos bairros São Roque, Santa Isaura, Jardim Buenos Aires, Sorocabano, Jardim Guanabara e Planalto Itália. Além destas equipes, a população tem papel fundamental no combate à dengue.

“Precisamos da ajuda da população para vencer esta batalha com o mosquito. Pedimos que todas as pessoas vigiem seus lares para que não haja ambiente propício para a reprodução do Aedes Egypti”, diz o secretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto Navarro.

A época chuvosa está diretamente ligada ao aumento dos casos da doença. O mosquito põe seus ovos em recipientes tanto naturais, como bromélias e buracos nas árvores quanto artificiais, tais como garrafas vazias, pneus, vasos, caixa d'águas e tantos outros objetos que possam reter água. Por conta disso, as pessoas devem ficar atentas a qualquer recipiente, natural ou não, que possa acumular água parada.

Em Jaboticabal, o número de casos subiu nos últimos dias. São mais de 280 casos confirmados e 900 suspeitas. “Enquanto houver chuva, os trabalhos de combate não vão parar. Além das equipes da Prefeitura, pedimos para que a comunidade nos auxilie vigiando suas casas e denunciando possíveis focos do mosquito”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maura Guedes Barreto.

Sintomas – a pessoa infectada pelo vírus tem febre alta (de 39º a 40º) e é acompanhada por dor nos atrás dos olhos, dores musculares, prostração, cansaço, enjôos e vermelhidão no corpo. Em caso de suspeitas, a pessoa deve procurar uma equipe médica e não se automedicar para evitar o agravamento da doença.

Para mais informações, o telefone é (16) 3202-8320.