04 ABR 2013
“Não dê Esmolas!”: campanha integra atividades do Serviço de Abordagem Social

Campanha auxilia no combate à vulnerabilidade social

Jacqueline de Lima

A Prefeitura de Jaboticabal em parceria com a Polícia Militar trabalha para amenizar o problema dos moradores de rua que vivem na cidade. Desde o mês passado, uma equipe da Secretaria de Assistência Social realiza atividades do Serviço Especializado de Abordagem Social. Juntamente com o projeto, a secretaria trabalha a campanha “Não dê Esmolas!”.

De acordo com a secretária da pasta, Eliete Travaini Lopes, a doação de esmolas estimula a vinda e permanência dessas pessoas na condição de moradores de rua. “A população precisa se conscientizar e não doar alimentos, dinheiro, roupas e calçados aos moradores de rua. Isso incentiva a prática e dificulta que saiam dessa situação. Quem deseja doar pode contribuir com as instituições da cidade, por exemplo.”

“Criamos o Serviço Especializado de Abordagem Social justamente para ajudar essas pessoas. Uma equipe especializada faz a abordagem e, quando desejado, o indivíduo é encaminhado à consulta médica e possível tratamento”, completa o prefeito Raul Girio.

A campanha “Não dê Esmolas!” também tem cunho preventivo e visa combater a vulnerabilidade social. “Se o munícipe dá dinheiro ao morador de rua, ele pode utilizá-lo para consumo de álcool e drogas ilícitas. Por isso é preciso prevenir”, conclui Eliete.

Para obter mais informações sobre o serviço ligue para (16) 3202-8301.