27 MAR 2013
Fundo Social propõe melhorias para atender terceira idade

Programa estadual inspira mudanças que podem levar a conquista do Selo Amigo do Idoso

Jacqueline de Lima

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Girio, esteve em São Paulo, na última semana, e retornou com novidades para a melhor idade jaboticabalense. Inspirada no Programa São Paulo Amigo do Idoso, a presidente pretende reorganizar os projetos existentes, revitalizar os espaços e implantar ações diversificadas que atendam a população com mais de 60 anos.

“Vamos caminhar nas diretrizes do governo estadual, que disponibiliza suporte técnico e financia projetos para o desenvolvimento das ações. Nosso objetivo é atingir as metas para obtenção do Selo São Paulo Amigo do Idoso”, explica a presidente.

Ainda, de acordo com Cidinha, o Fundo Social já tomou algumas providências. “Queremos envolver os diversos segmentos da sociedade, estamos dialogando com os órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Além disso, disponibilizamos uma sala para o funcionamento do Conselho Municipal do Idoso nas instalações do Fundo Social.”.

Amigo do Idoso: O Programa baseia-se no conceito de “envelhecimento ativo” da Organização Mundial de Saúde que inclui: independência, participação, assistência, auto realização e dignidade. Tais princípios são fundamentais para definição dos quatro pilares de sustentação (proteção, educação, saúde e participação).

Selo Amigo do Idoso: Trata-se de uma certificação que será oferecida a municípios, órgãos estaduais da administração direta e indireta, entidades públicas e da sociedade civil que desenvolvam ações dentro dos princípios citados.