22 MAR 2013
Jaboticabal cria Serviço Especializado de Abordagem Social

Prefeitura quer conhecer e ajudar os moradores de rua. População pode ajudar não doando esmolas

Jacqueline de Lima

A Prefeitura de Jaboticabal, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou as atividades do Serviço Especializado de Abordagem Social, que consiste em fazer um levantamento sobre a situação dos moradores de rua que vivem na cidade e oferecer-lhes ajuda. O trabalho será intersetorial e pretende traçar estratégias e ações para atendê-los em suas necessidades.

Num primeiro momento, a equipe formada por assistente social e agentes sociais, vai até o morador de rua e realiza uma triagem, tentando estabelecer vínculos e saber quem são, de onde são e quais os motivos que os levaram à rua. Até o momento, foram 45 abordagens.

“O prefeito Raul, muito preocupado com essa situação, pediu para que cuidássemos desse assunto de perto. Além da abordagem, quando desejado, o indivíduo é encaminhado à consulta médica e possível tratamento”, explica a secretária da pasta, Eliete Travaini Lopes.

“O que precisa ficar claro é que não podemos obrigá-los a passar as informações e nem a aderir a tratamento de saúde. Alguns estão na rua por opção. O uso de álcool e drogas ilícitas também é frequente entre eles”, acrescenta a Diretora de Proteção Especial, Vânia Aparecida Fornagieri Fernandes.

Para a secretária, o que estimula a vinda e permanência dessas pessoas em nossa cidade é, especialmente, a doação de esmolas. “Portanto, a população também precisa se conscientizar e não doar alimentos, dinheiro, roupas e calçados aos moradores de rua. Isso incentiva a prática e dificulta que saiam dessa vida”, diz Eliete.

Para obter mais informações sobre o serviço ligue para (16) 3202-8301.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024