14 NOV 2023
SAAEJ
ÁGUA: Após paradas, reservatórios estão se restabelecendo
Apesar do forte calor, nesta terça-feira (14), alguns reservatórios do município já estão plenamente recuperados e conseguindo manter o abastecimento de água em praticamente toda a cidade. O que aconteceu – e que causou toda a situação de desabastecimento – foi consequência do acúmulo de fatores, conforme vimos divulgando há uma semana.

Na quarta-feira (8), o SAAEJ precisou desligar as máquinas do posto de captação no Córrego Rico para uma manutenção programada do equipamento. "É uma ação estratégica, para evitar gastos indesejados com consertos que podem ser evitados com manutenção periódica", explicou o presidente da autarquia, Alberto Almeida.

Esta ação começou às 7h da quarta-feira, quando as bombas foram desligadas, e durou até as 22h, quando os técnicos religaram o equipamento. "Pouca gente sentiu o desabastecimento na quarta-feira e, na quinta (9), nós já estávamos recuperando os reservatórios", lembra Alberto. Porém, no fim da noite do mesmo dia houve o assalto, conforme já foi relatado em nota oficial.

"Isso prejudicou demais o processo, porque já estávamos recuperando os reservatórios, mas quando os bandidos cortaram os cabos, o desligamento brusco do painel danificou o equipamento que dá partida na bomba d'água. Se o equipamento não tivesse sido danificado, na sexta-feira (10) a água já teria voltado ao normal nas torneiras de toda a cidade."

– Alberto Almeida, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ)

Como o atentado ocorreu próximo do fim de semana, junto com a chegada dessa forte massa de ar quente que atingiu a região, era sabido que o consumo de água seria maior que o normal. "Mesmo com nossos poços e a captação do Córrego Rico trabalhando a toda força, como os reservatórios estavam baixos, muita gente ficou desabastecida até segunda-feira", comenta o presidente do SAAEJ.

"Agora é só normalizar a pressão da água na rede de abastecimento. Nós estamos trabalhando intensamente para melhorar a pressurização, fazendo algumas manobras na cidade… se pudermos contar com a colaboração das pessoas, evitando o desperdício, nossa previsão é de que até o próximo final de semana deve haver uma melhora significativa no abastecimento d'água de Jaboticabal", finalizou Alberto Almeida.

O telefone do SAAEJ para mais informações é 0800 771 9901.

#PrefeituraDeJaboticabal #SAAEJ #Água #NotaOficial
Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal