Nos últimos dias, uma série de notícias falsas têm sido veiculadas em Jaboticabal envolvendo uma suposta privatização do SAAEJ – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal, o que não é a realidade. O projeto de lei na Câmara Municipal que levantou suposições e fake news trata das chamadas PPPs – Parcerias Público-Privadas, algo que, inclusive, já é realidade em Jaboticabal com o aterro sanitário do município, que conta com uma empresa gestora no local.
"A concessão prevista no projeto apenas aumenta o prazo, especialmente em virtude dos investimentos que atualmente são necessários no aterro sanitário de Jaboticabal. A concessão é completamente diferente da privatização, quando a empresa é, definitivamente, vendida. Isso não acontecerá com o SAAEJ."
– Alberto Almeida, presidente do SAAEJ
O presidente da autarquia, Alberto Almeida explica que a Parceria Público-Privada visa a benefícios única e exclusivamente em prol da população. "Com a concessão do aterro permanecendo no formato de parceria como ocorre atualmente, as alíquotas não devem sofrer modificações. Entretanto, caso o projeto não seja aprovado, os resíduos sólidos precisarão ser levados para outro município – o que, inevitavelmente, aumentará os gastos para nossa população", comenta.
De acordo com Alberto, se o projeto não for aprovado, outros serviços também sofrerão aumento de custos. "Não é só a tarifa do lixo: pedir uma caçamba, por exemplo, também ficará mais caro, porque o caçambeiro não poderá descartar mais os detritos no nosso aterro, terá que levar até outra cidade. A intenção do projeto é que o tratamento dos resíduos permaneça no município, sem elevar os gastos para a população de Jaboticabal."
Não acredite em fake news. Lembre-se: com o início do ano eleitoral, redobre a atenção contra notícias falsas que, infelizmente, devem surgir para tentar confundir a consciência da população. Procure sempre a informação oficial, prefira veículos de informação sérios.
A Prefeitura de Jaboticabal está à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
#PrefeituraDeJaboticabal #SAAEJ #PPP #Privatização #NotaOficial