10 NOV 2023
SAAEJ
ROUBO: SAAEJ atualiza situação da captação do Córrego Rico
Na manhã desta sexta-feira (10), o presidente do SAAEJ, Alberto Almeida atualizou a situação do posto de captação de água no Córrego Rico "José Terígio Giangrecco", após o roubo da noite anterior. Todo o cabeamento foi religado para o pleno funcionamento das bombas ainda durante a madrugada, mas o desligamento da energia elétrica pelos bandidos durante o roubo danificou um equipamento específico e isso causará falta d'água em Jaboticabal durante o fim de semana.

"O equipamento que dá partida na bomba d'água, chamado Soft Star, não funcionou depois que nós ligamos todo o cabeamento. Nossos técnicos entendem que, quando os bandidos cortaram os fios, um componente ficou danificado. Vamos precisar levar até Pontal, para manutenção, o que deve durar pelo menos um dia."

– Alberto Almeida, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal

De acordo com imagens das câmeras de segurança do local, o assalto começou por volta de 21h10 e durou até 21h50. Os servidores foram rendidos, mas ninguém se feriu – nem o cachorro que vive no local.

Linha do Tempo

O presidente do SAAEJ lembra que, devido a uma parada para manutenção entre quarta e quinta-feira (8 e 9), os reservatórios de água da cidade estavam sendo reabastecidos no momento em que aconteceu o crime. Ele conta que a equipe chegou pra manutenção antes das 23h, após a Polícia Militar e a Polícia Científica (Civil) já terem passado pelo local para revista.

"Depois do registro do Boletim de Ocorrência, nós conseguimos fazer a loja abrir de madrugada, por volta da 1h, para pegarmos os cabos e religar tudo. Até as 4h da manhã, tudo já estava religado. Foi aí que tentamos iniciar o equipamento para dar a partida na bomba que puxa a água, mas nossos técnicos perceberam que tinha algo errado: foi quando identificaram o dano na Soft Star. Se esse equipamento não tivesse sido danificado, o abastecimento estaria normalizado agora", lamenta Alberto.

Prejuízo

O prejuízo para o Município neste ato foi de cerca de R$ 30 mil. "Eles levaram uns 300 metros de cabos", explica Alberto. De acordo com o presidente, além disso, "os bandidos levaram apenas pertences pessoais, como alianças e celulares dos funcionários; também quebraram a TV que tinham aqui."

Alguns bairros da cidade já sofrem com falta d'água por causa desse crime. "Principalmente o Centro e bairros mais altos e mais distantes, como Grajaú, Verdeville, Tangará, Morumbi, São Marcos, São Judas Tadeu etc. Mas, até a tarde, a cidade inteira deve estar impactada", explica o presidente do SAAEJ.

De acordo com a autarquia, o poço da Estação de Tratamento de Água está funcionando plenamente, mas a capacidade de abastecimento dele é apenas suplementar e não consegue suprir a cidade toda sozinho. "Lá nós temos 240m³ de água por hora, enquanto a captação aqui do Córrego Rico entrega 800m³. Precisamos que a população colabore e compreenda a situação", finaliza Alberto Almeida.

Veja abaixo galerias com vídeos do circuito de câmeras de segurança do posto de captação.

#PrefeituraDeJaboticabal #SAAEJ #NotaOficial #Roubo #CórregoRico
Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal