17 AGO 2023
SAAEJ
URGENTE: Bandidos destroem equipamento na captação do Córrego Rico
Na madrugada desta quinta-feira (17), bandidos invadiram e depredaram a casa de máquinas da captação de água do Córrego Rico, responsável pelo abastecimento de 70% das casas de Jaboticabal. A cidade, que todo ano sofre com a falta d'água no período da estiagem, já conta três atentados só na última semana, todos relacionados à rede de distribuição de água.

Por volta das 2h da manhã, o prefeito Prof. Emerson Camargo e o presidente do SAAEJ, Alberto Almeida Filho estiveram no local para tomar conhecimento do estrago. Segundo o presidente da autarquia, a depredação parece ter sido motivada pura e simplesmente por maldade.

"Não levaram praticamente nada da bomba, entraram só pra quebrar, mesmo. Amarraram funcionários do SAAEJ, quebraram tudo e foram embora. Roubaram um carro da autarquia e pouquíssimos cabos, mas o que tinha de cobre, de material que normalmente é o alvo desses crimes, ficou praticamente tudo lá", lamenta Alberto, consternado.

"Nossos servidores não ficaram feridos, graças a Deus. Mas esse crime gera um impacto no abastecimento em 70% da cidade, que já estava sofrendo devido à falta de chuvas, como acontece todo ano nessa época. Nós ficamos revoltados porque só o nosso Governo está trabalhando pra resolver o problema da falta d'água. Em apenas dois anos, nós já entregamos cinco poços e tem mais quatro que temos previsão de entregar até o final deste ano. Se não fosse isso, a cidade inteira estaria sem água nesse momento."

– Prof. Emerson Rodrigo Camargo, Prefeito de Jaboticabal

"Estamos trabalhando pra restabelecer o serviço o mais rápido possível, mas não temos previsão. Estamos avaliando os painéis e toda a fiação que ficou destruída, para saber o que precisaremos trocar e o que vamos conseguir recolocar em funcionamento, já estamos em contato com empresas pra cotar e comprar o que for necessário para a manutenção. Nesse momento, contamos com a consciência e a compreensão de todos os munícipes", finaliza Alberto.

Cohab II

O recente poço da Cohab II, que também abastece bairros do arredor, como Jd. Grajaú e Planalto Itália, foi alvo de dois atentados entre o fim e o começo desta semana. Em ambas ocorrências, foram levados toda a fiação e materiais do painel elétrico do reservatório no bairro, que foi posto em operação no início deste mês.

Na ocasião, para amenizar o problema, a Prefeitura colocou à disposição da população os caminhões-pipa do SAAEJ para ajudar a abastecer especialmente os bairros mais altos. O novo poço profundo da Estação de Tratamento de Água (ETA) foi colocado em funcionamento com um gerador de energia elétrica, que foi alugado emergencialmente.

#PrefeituraDeJaboticabal
Fonte: SAAEJ; Gabinete do Prefeito