22 JUN 2023
PALESTRAS: Alunos da rede pública recebem instruções sobre Primeiros Socorros
Em parceria com alunas do curso Técnico em Enfermagem do Senac, nesta semana, os socorristas do SAMU de Jaboticabal deram palestras sobre Primeiros Socorros aos alunos e alunas da Escola Estadual "Dr. Joaquim Batista", no Centro da cidade. Na última segunda e quarta-feira (19 e 21), os profissionais instruíram mais de 260 crianças e adolescentes.

A ação foi voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, divididos em turnos da manhã e da tarde nos dois dias, como explica a técnica de enfermagem do SAMU, Renata Bolognezi.

"Nesses dois dias, falamos mais da parte de Primeiros Socorros. Mas nós temos o NIEP (Núcleo Integrado de Educação Permanente) no SAMU, pelo qual iniciamos um projeto educativo entre 2020 e 2021, que precisou ser interrompido devido à pandemia de Covid-19. Agora, queremos dar continuidade, trabalhando com todas as crianças das escolas municipais e estaduais de Jaboticabal."

De acordo com Renata, o foco do projeto é orientar os alunos da rede pública de ensino não só sobre os primeiros socorros, mas também a entender quando é necessário acionar cada serviço de emergência. "É importante as crianças saberem a diferença entre um atendimento que é dos Bombeiros, ou da Polícia Militar, ou do SAMU, além do conhecimento sobre o que pode ser feito até nossa equipe chegar ao local", comenta a técnica em enfermagem.

Ao todo, 264 alunos da Escola Estadual estiveram nesses quatro períodos de palestra. Além da Renata, participaram também a Enfermeira Silmara (Responsável Técnica do SAMU Jaboticabal), o técnico de enfermagem Ricardo e o condutor socorrista Jessé.

Palestras como essa podem ser ministradas pelos agentes em ONGs, instituições ou escolas, sejam públicas ou privadas. Para saber mais, basta procurar a base do SAMU em horário comercial na Rua Floriano Peixoto, 1.310. O telefone do posto do SAMU Jaboticabal é 3203-7490.

Continuidade

Após essa participação, a coordenação da "Dr. Joaquim" convidou a equipe para montar uma sala numa feira que os alunos e professores da escola farão sobre saúde. "Vão falar de alimentação saudável, exercício físico, entre os assuntos. Aí decidiram nos convidar para ensinar sobre Primeiros Socorros também por lá" conclui Renata.

A feira na EE "Dr Joaquim Batista", com participação dos agentes do SAMU de Jaboticabal será aberta ao público, nesta sexta-feira (23), das 12h30 às 15h30.

#PrefeituraDeJaboticabal #SAMU #EEDrJoaquimBatista #PrimeirosSocorros #SenacJaboticabal #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Posto do SAMU Jaboticabal