Numa parceria envolvendo as secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, o Ambulatório de Infectologia e o Conselho Tutelar de Jaboticabal promoveram nesta quinta-feira (8) uma roda de conversa com adolescentes. Como parte do "Fevereiro Laranja", o encontro teve o objetivo de "conscientizar e fortalecer vínculos" como forma de evitar a gravidez indesejada na juventude.

Conforme explica a enfermeira Cintia Cardoso Santos, palestrante responsável pelo combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na Secretaria da Saúde, diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. "No entanto, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos é o principal motivo. Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação", afirma.

A assistente social do Ambulatório de Infectologia, Adrieli Barbosa lembra a importância de tratar desse assunto neste momento do ano. "Fevereiro é o mês dedicado à prevenção da gravidez na adolescência e o enfrentamento desse problema multifatorial precisa ser feito a várias mãos: a participação e a consciência dos pais é parte fundamental nessa luta", comenta.

"Mas nós, como Poder Público, estamos unindo secretarias e setores diferentes do Município como forma de dar exemplo e abraçar, na sociedade, as jovens que muitas vezes não conseguem ter esse diálogo e partilha de forma franca em casa."

– Adrieli Barbosa, assistente social do Ambulatório de Infectologia

Na galeria abaixo, você verá mais fotos sobre essa roda de conversa.

#PrefeituraDeJaboticabal #GravidezNaAdolescência #FevereiroLaranja #Prevenção #Saúde #AssistênciaSocial
Fonte: Secretaria da Saúde; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
09/02/2024