09 FEV 2024
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
LEITURA: Biblioteca Municipal agora tem tablets disponíveis para visitantes

BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE EQUIPAMENTOS PARA PROJETO DE COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E LETRAMENTO DIGITAL

A Biblioteca Pública Municipal "Julia Luiz Ruete" foi contemplada com cinco tablets, materiais formativos e um kit de livros infantojuvenis pela participação em dois editais da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

A recepção destes equipamentos e livros pela Biblioteca Municipal permitirá dinamizar a programação cultural da biblioteca e potencializar o acesso e a participação dos cidadãos nas políticas de leitura, literatura e livro.

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E LETRAMENTO DIGITAL

Estes novos equipamentos servirão para integrar e realizar o projeto de Competência Informacional e Letramento Digital 2023 do SisEB.
Em um mundo cada vez mais conectado e com abundância de dados, o letramento digital e a competência informacional são ferramentas necessárias. As práticas sociais de leitura e os textos em ambientes virtuais podem ser mediados para permitir a formação de indivíduos mais preparados para acessar, avaliar e utilizar as informações de forma eficiente, efetiva, crítica, criativa e com precisão. Enfim, um projeto que visa incentivar e promover leitura e informação segura.

TABLETS E LIVROS

Foram recebidos pela Biblioteca Municipal cinco tablets Samsung Galaxy Tab A7 lite com cinco capas e mais os seguintes títulos em livro: Manifesto pela educação midiática. David Buckingham, 2022; Letramentos, mídias, linguagens. Roxane Rojo, Eduardo Moura, 2019; Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Fernanda Maria Melo Alves, et. al.; 2016; Curadoria educacional: práticas pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. 2019; Redes de conhecimento em competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação, 2015; Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa, 2023.

FORMAÇÃO

A Biblioteca Municipal também está em contato com universidades, buscando parcerias para formação de ações voltadas para implementação destas atividades e aproveitamento de todo o potencial do equipamento.

NOVO ACERVO INFANTOJUVENIL

O segundo edital em que a Biblioteca participou e foi contemplada é de Histórias em Quadrinhos e Literatura Infantojuvenil. São mais de  títulos novos que vêm agregar a nossa coleção infanto juvenil. Os livros serão tratados e inseridos no acervo e em breve estarão à disposição para leitura e retirada. Serão também realizadas atividades culturais com estes novos títulos para divulgação.

"É muito gratificante estar à frente dessa secretaria na época em que, finalmente, nossa tradicional Biblioteca Pública Municipal chega à era da leitura em tela. A evolução não espera para acontecer – por que é que nós devemos esperar? Agora, podemos entregar leitura aos nossos jovens da forma como eles estão mais acostumados: por meio da tela do tablet."

– Profª Dra. Lúcia Helena Vasques, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

O diretor do Departamento de Cultura, Luiz Fernando "Peixinho" Hervas e a secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Profª Dra. Lúcia Helena Vasques posam diante dos novos kits recebidos pela Biblioteca Pública Municipal.

SERVIÇO

A Biblioteca Pública Municipal "Julia Luiz Ruete" fica na praça Dr. Joaquim Batista, nº 232. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O telefone para contato é 3202-9418 – que também funciona pelo WhatsApp.
Fonte: Biblioteca Pública Municipal "Julia Luiz Ruete"
Autor: Biblioteca Pública Municipal "Julia Luiz Ruete" (com revisão do DCS)