A semana que terminou fevereiro e iniciou março, no distrito de Córrego Rico foi toda voltada para cuidados com a saúde da população. Com eventos envolvendo desde alunos da Rede Municipal de Ensino até moradores atendidos pela Assistência Social, a comunidade marcou presença com foco na prevenção do álcool e drogas e no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A primeira ação, desenvolvida em parceria pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social com a Secretaria da Saúde, foi uma palestra sobre Álcool e Drogas, que contou com a participação de 14 moradores e uma roda de conversa no dia 27 de fevereiro.

"Foi um sucesso a participação da comunidade e nós somos gratas à assistente social Cinara pela parceria, e às agentes comunitárias de saúde, Bruna, Daniela, Jaqueline e Rita pelo apoio", comenta a enfermeira Grazieli Businaro, que atua no distrito.

Segundo a assistente social Cinara S. de Jesus, que também atende por lá, essa foi a primeira reunião do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na comunidade. "Abordamos o tema Álcool e Drogas e convidamos, para ministrar a palestra, uma pessoa que superou os desafios relacionados à dependência", afirma.

"Reconhecemos a importância de enxergar a dependência não como um traço do indivíduo, mas como uma doença. Utilizamos o exemplo do diabetes: a palestrante destacou que o desejo de consumir doces por parte de uma pessoa com diabetes é comparável ao desejo de um dependente em consumir a bebida, o cigarro ou as drogas."

– Cinara Santos de Jesus, assistente social

Passeata

Diferentemente da reunião do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a campanha de combate ao pernilongo Aedes aegypti foi feita nas ruas de Córrego Rico. Na manhã do dia 1º de março, um grande grupo formado por alunos, professores, funcionários e equipe gestora da EMEB Tereza Noronha Carvalho se uniu à equipe da saúde do distrito numa passeata de conscientização.

"Fomos para as ruas com faixas, cartazes, bandinha e tinha até um mosquito da dengue 'tamanho família' – representado pela enfermeira Grazieli Businaro, do CIAF 'Maria de Lourdes Ferreira'. Foi uma manifestação divertida e cheia da alegria das nossas crianças, mas que serviu como um alerta seríssimo a toda comunidade, sobre como devemos nos proteger contra o mosquito Aedes aegypti, que nos traz doenças que podem até levar à morte, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela."

– Marilaine Bonafin, supervisora do Ensino Fundamental

Nas galerias abaixo, você verá mais fotos e vídeos destes últimos eventos realizados no distrito de Córrego Rico.

#PrefeituraDeJaboticabal #Saúde #AssistênciaSocial #SECEL #Dengue #AedesAegypti #AlcoolEDrogas #Palestra #Passeata #CórregoRico
Fonte: Secretaria de Saúde; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; SECEL
27/02/2024
Palestra Álcool e Drogas Córrego Rico