16 AGO 2021
SAÚDE
Setor de Controle de Vetores e Zooonoses realiza trabalho de conscientização sobre a Leishmaniose Visceral

Na tarde da última sexta-feira, 13 e manhã do sábado, 14, agentes do setor de Controle de Vetores e Zoonoses realizaram um trabalho de conscientização sobre a Leishmaniose Visceral, doença que afeta pessoas e animais.

Os funcionários estiveram presentes no centro da cidade e na entrada de alguns supermercados realizando a distribuição de material informativo.

Sobre a doença:

A transmissão é feita através do “mosquito palha”, que tem nos cachorros a principal fonte de infecção. Os animais podem ficar anos sem apresentar sintomas clínicos, por isso, os cuidados são essenciais. Após picar um animal contaminado, a fêmea do “mosquito palha” começa a transmitir para outros cachorros e humanos.

Os principais sintomas nos cachorros são o emagrecimento, a queda de pelos, feridas no focinho, patas e orelhas, crescimento das unhas e fraqueza. Nos humanos os sintomas são o emagrecimento, aumento do baço e fígado, febre persistente e palidez.

Como prevenir?

Mantenha a poda de árvores, folhagens e grama; deixar os quintais e abrigos limpos; usar repelentes; colocar telas finas nas portas e janelas; não permitir acúmulo de lixo, restos de alimentos, folhas e fezes de animais.

A Leishmaniose Visceral tem tratamento, porém, a prevenção é o melhor caminho.