13 JUN 2013
Horta Educativa: Jaboticabal participa de capacitação

Projeto vai atender, inicialmente, a 750 alunos

Representantes do Fundo Social de Solidariedade participaram, na última semana, de uma capacitação do projeto Horta Educativa, desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. Jaboticabal se destacou em representatividade, com boa participação dos agentes multiplicadores capacitados.

No município, o projeto vai envolver o trabalho educacional de 750 alunos, de cinco unidades escolares: EMEB “Afonso Tódaro”, EMEB “Coronel Vaz”, EMEB “Paulo Freire”, EMEB “Tereza Noronha Carvalho” e EMEB “Walter Barioni.

“Uma equipe multidisciplinar, composta por agentes multiplicadores da educação, saúde, agricultura e meio ambiente, envolvidos vai desenvolver com os alunos atividades de educação ambiental, educação nutricional e agricultura”, explica a presidente do Fundo Social, Cidinha Girio.

O Fundo Social de Solidariedade está implementando outros projetos com ações complementares de educação nutricional, meio ambiente, preservação valores culturais, étnicos e históricos, para os demais alunos do ensino fundamental I e II e EJA, abrangendo assim a os alunos da rede municipal. As atividades devem começar em breve.

Horta Educativa: O objetivo é fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

O projeto consiste em implantar hortas educativas em unidades de ensino públicas, que atendam crianças entre 4 a 8 anos, como um instrumento de educação ambiental e alimentar de forma interdisciplinar e vivenciada.