06 JUN 2013
Jaboticabal recebe visita do Fundo Social do Estado

Equipe orientou sobre implantação de diversos projetos, alguns já em andamento no Fundo Social do município

O Fundo Social de Solidariedade de Jaboticabal recebeu, no final de maio, uma visita da técnica do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O objetivo era tratar sobre os convênios e parcerias entre os órgãos.

A equipe realizou vistorias locais e orientou sobre as adequações necessárias aos prédios e capacitação dos educadores para a implantação de projetos como Horta Educativa, Escola da Beleza, Escola de Moda, Padaria Artesanal e Praça de Exercícios dos Idosos.

Para a presidente do Fundo Social local, Cidinha Girio, a visita foi bastante proveitosa. “Esclarecemos algumas dúvidas e tratamos sobre os cursos que serão oferecidos à população. Estamos empenhados em oferecer um bom atendimento aos nossos jaboticabalenses, como cursos de qualidade.”

Conheça os projetos:

Horta Educativa: O programa está em fase de implementação em cinco escolas municipais de ensino básico. A capacitação dos educadores acontecerá no dia 11 de junho.

A meta é fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Escola de Beleza (polo regional): A assinatura do convênio está em andamento. Para este curso, os educadores serão capacitados para para ministrar cursos em quatro modalidades: assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, e maquiador. Os polos regionais visam qualificar agentes multiplicadores e profissionais de Jaboticabal e região.

Escola de Moda: O Fundo Social irá escolher um local apropriado para a instalação do curso de corte e costura e de modelagem. “Queremos capacitar os profissionais do município e entidades, ampliando essa rede de qualificação e solidariedade”, declara Cidinha.

Padaria Artesanal: O projeto tem como alvo a capacitação profissional, habilitando um grande contingente de pessoas para o trabalho autônomo ou vinculado a empresas e cooperativas, buscando a geração de renda e melhoria da qualidade de vida, bem como a promoção da autonomia, socialização, trabalho em equipe e autovalorização do indivíduo.

Em Jaboticabal, os equipamentos já foram disponibilizados e as aulas terão início, em breve, nas instalações do Fundo Social.

Praça de Exercícios do Idoso: Sua instalação vai proporcionar fácil acesso a prática de exercícios específicos que tenham efeito redutor significativo na incidência de quedas (representam uma importante causa de morbidade e mortalidade da população idosa) e que possa servir até mesmo para ampliar sua convivência social.

“Há uma unidade instalada na Praça ao lado da Terceira Idade. A ideia é revitalizá-la. A boa notícia é que o Fundo Social do Estado também está disponibilizando mais duas unidades para Jaboticabal”, finaliza a presidente.