21 MAR 2013
Escola Coronel Vaz é incluso em livro de Patrimônios Históricos tombados de São Paulo

Detalhes da escola foram registradas e serão inclusas no projeto da Secretaria Estadual de Cultura

Ângelo Caruso

A Secretaria Estadual de Cultura está organizando um documento especial sobre os prédios tombados no Estado de São Paulo. O livro irá reunir fotos de fachada e também detalhes do prédio. Entre os escolhidos para a coletânea está a Escola Coronel Vaz.

O Prefeito, Raul Gírio, ficou satisfeito em ver a escola inclusa no projeto. “A Escola Coronel Vaz ocupa um lugar especial no coração de todo jaboticabalense. A inclusão dela nesse livro vai perpetuar um pouco dessa história”.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, César Esper, também ressalta a importância do projeto. “Dentre tantos prédios importantes é muito bom ver a inclusão do Coronel Vaz. Com certeza é uma das instituições de ensino mais importantes de nossa cidade e berço acadêmico de grandes autoridades locais. Agradeço ao Governo do Estado pelo reconhecimento”.

Uma história voltada ao ensino -  Criado em 1903, o grupo que recebeu o nome de um dos políticos mais importantes da época, era visto pela população como  um pólo intelectual. Inclusive as datas cívicas eram comemoradas em suas dependências, por autoridades, representantes de instituições e membros da sociedade.

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico tombou o Coronel Vaz em 2002.

O prédio foi completamente restaurado pela Prefeitura e entregue em 2012. O projeto desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, recuperou toda a fachada, salas de aula, pintura, telhado, piso e todos os detalhes do centenário prédio.

Foram investidos R$ 2,5 milhões.