Uma coruja-buraqueira foi resgatada nesta quinta-feira (30) por uma moradora que a encontrou atordoada nas proximidades do Cemitério Municipal de Jaboticabal. Preocupada com o estado do animal, a munícipe o acolheu, colocou-o em uma caixa de papelão e entrou em contato com o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, que realizou o atendimento.
Segundo o chefe do setor, José Carlos “Cafu” dos Santos, o animal foi examinado pela veterinária Dra. Caroline Rocha Pereira, do Departamento de Proteção e Defesa Animal, que constatou não haver fraturas nem lesões aparentes. “Provavelmente ela foi atacada por outro pássaro, como um gavião, e acabou se chocando contra alguma parede ao tentar escapar, ficando um pouco desorientada”, explicou.
Após ser alimentada e permanecer em observação durante a noite, a coruja recuperou-se completamente e foi devolvida ao seu habitat natural na manhã desta sexta-feira (31).
“Felizmente, ela não tinha ferimentos graves. Hoje pela manhã, voou normalmente e seguiu caminho”, relatou Cafu.
A Prefeitura de Jaboticabal reforça que, ao encontrar animais silvestres feridos, desorientados ou em risco, a população deve acionar imediatamente o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, pelo telefone (16) 3202-8320, para garantir o resgate seguro e o encaminhamento adequado.









