A equipe da Vigilância de Vetores e Zoonoses (VVZ) de Jaboticabal resgatou, no início da tarde desta terça-feira (28), quatro filhotes de periquito-de-encontro-amarelo, uma espécie silvestre da fauna brasileira, que haviam sido abandonados dentro de uma lixeira no bairro Santa Luzia.
De acordo com o chefe da VVZ, José Carlos “Cafu” dos Santos, os animais foram deixados no local após uma tentativa frustrada de venda irregular. “A moradora contou que um homem estava oferecendo os periquitos para venda na vizinhança. Como ninguém quis comprar e ele ficou com medo de ser denunciado, abandonou os filhotes e fugiu”, explicou.
Os periquitos foram entregues pela própria moradora à equipe da VVZ, que constatou que todos estavam saudáveis e em boas condições físicas. Os animais passarão por avaliação veterinária antes de serem encaminhados ao CETRAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) “Sonho de Criança”, em Pitangueiras (SP), onde receberão cuidados especializados até que possam ser reintroduzidos à natureza.
A Prefeitura de Jaboticabal reforça que a captura, comercialização e criação de animais silvestres sem autorização do Ibama são crimes ambientais, previstos na Lei Federal nº 9.605/1998.
📞 A população pode colaborar denunciando situações semelhantes ou informando sobre animais silvestres em risco pelo telefone (16) 3202-8320, do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses.








