A Vigilância de Vetores e Zoonoses (VVZ) de Jaboticabal realizou, nesta quarta-feira (22), o resgate de um ouriço-cacheiro ferido encontrado na zona rural do município, nas proximidades de um pesqueiro.
O animal, também conhecido como porco-espinho, cuandu e cuim foi localizado por um funcionário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), que o avistou machucado à beira da estrada e o levou até a sede da VVZ. Após o resgate, o ouriço recebeu atendimento médico veterinário da Dra. Luana Bonon, residente da FCAV/Unesp — parceira da Prefeitura de Jaboticabal nas ações de manejo de fauna silvestre.
Segundo o chefe da VVZ, José Carlos “Cafu” dos Santos, o bicho apresentava um ferimento na pata traseira, possivelmente causado por outro animal silvestre. Após ser estabilizado, o ouriço será encaminhado nesta quinta-feira (23) para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) “Sonho de Criança”, em Pitangueiras (SP), onde seguirá em recuperação.
A VVZ reforça a importância de não tentar manipular animais silvestres e de comunicar imediatamente o órgão em casos de atropelamento, ferimentos ou risco à fauna. O telefone de contato da VVZ é (16) 3202-8320.
#PrefeituraDeJaboticabal #OuriçoCacheiro #Zoonoses #Resgate