A equipe da Vigilância de Vetores e Zoonoses (VVZ) de Jaboticabal realizou, na manhã da última terça-feira (21), o resgate de uma fêmea de saruê (marsupial popularmente conhecido como gambá-de-orelha-branca) encontrada ferida em uma chácara na travessa Manoel da Silva Gírio, nº 80, próximo à capela Senhor Bom Jesus.
Segundo o diretor do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, José Carlos “Cafu” dos Santos, o animal apresentava fratura em uma das patas, escoriações e ferimentos causados por mordedura de cachorro. No marsúpio (a bolsa abdominal típica da espécie) foram encontrados 11 filhotes, todos resgatados e encaminhados junto à mãe para atendimento veterinário.
Após o resgate, os animais receberam os primeiros cuidados e foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) “Sonho de Criança”, em Pitangueiras (SP), parceiro do município no atendimento à fauna silvestre.
O chefe da VVZ alerta para que tutores de cães redobrem a atenção nesta época do ano, período reprodutivo dos saruês, quando as fêmeas circulam mais e ficam mais vulneráveis a ataques de animais domésticos e atropelamentos.
“Os saruês não oferecem risco. Pelo contrário — são extremamente importantes para o equilíbrio ambiental, pois se alimentam de escorpiões, aranhas, serpentes e outros bichos peçonhentos, ajudando no controle natural dessas pragas”, destaca Cafu.
A Prefeitura de Jaboticabal reforça que, em casos de animais silvestres feridos, desorientados ou sem vida, a população deve acionar a Vigilância de Vetores e Zoonoses pelo telefone (16) 3202-8320.
#PrefeituraDeJaboticabal #VVZ #Zoonoses #saruê #gambá