No fim da manhã desta terça-feira (21), a Vigilância Sanitária de Jaboticabal atuou em conjunto com a Polícia Civil em uma operação que resultou na apreensão de uma grande quantidade de medicamentos para emagrecimento falsificados e/ou de origem clandestina. Os produtos foram encontrados em um salão de cabeleireiro da cidade, onde, segundo a investigação, eram irregularmente comercializados e até aplicados em clientes.
De acordo com a chefe da Vigilância Sanitária, Renata Pacheco, os materiais apreendidos incluem canetas injetoras contendo substâncias de uso restrito — entre elas, a tirzepatida, utilizada em medicamentos para tratamento de obesidade, e a retatrutide, ainda em fase de estudo e não liberada para uso em seres humanos. “Esses produtos não possuíam registro na Anvisa e eram vendidos de forma totalmente irregular. Além disso, foram encontrados frascos com rótulos falsificados, o que caracteriza falsificação de medicamentos”, explicou Renata.
A profissional responsável pelo local foi conduzida à delegacia e deverá responder criminalmente, inclusive com enquadramento no artigo 273 do Código Penal, que trata da falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. A Vigilância Sanitária elaborou os termos de apreensão e inutilização dos materiais, que serão descartados por meio da empresa contratada pela Prefeitura para o manejo de resíduos de saúde.
A Prefeitura de Jaboticabal reforça seu compromisso com a segurança sanitária da população e orienta que qualquer denúncia sobre comercialização irregular de medicamentos ou atividades suspeitas pode ser feita de forma anônima diretamente à Vigilância Sanitária pelo telefone (16) 3202-8564.
#PrefeituraDeJaboticabal #VigilânciaSanitária