19 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ZOONOSES: Vigilância aplica veneno contra carrapato em pontos estratégicos
Na manhã desta segunda-feira (19), os agentes da Vigilância em Vetores e Zoonoses (VVZ) iniciaram o combate ao carrapato nos locais onde há maior incidência de capivaras na cidade. Além do Lago Municipal "Carlos Rodrigues Serra", os servidores também percorreram trechos das margens do córrego Jaboticabal, do córrego Cerrado e da avenida Jaime Ribeiro, próximo à área verde.

De acordo com o veterinário da VVZ, Jonathan Silvestre, essa ação é eficaz contra proliferação do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa, mas também previne a ocorrência de diversas doenças que podem ser transmitidas por outras espécies de carrapatos e insetos. "Doença de Lyme, babesiose, erliquiose, anaplasmose, que são também transmitidas por carrapatos, além de leishmaniose, dengue, zika e chikungunya, transmitidas por mosquitos ou pernilongos; todos esses males estão sendo combatidos também com esta ação", explica.

"E não há risco de desequilíbrio ambiental ou de impacto significativo à fauna local, porque é uma ação bastante pontual, de controle de riscos, portanto não deve se repetir tão já", tranquiliza o veterinário. Sobre a questão da febre maculosa, que vitimou pessoas no Estado de São Paulo nas últimas semanas, Jonathan afirma que a possibilidade de termos casos aqui em Jaboticabal é baixa.

"Nós não temos registrado casos de febre maculosa há muitos anos aqui em Jaboticabal. Temos o carrapato-estrela, que é perigoso, mas a bactéria que causa essa febre, especificamente, não circula por aqui. Em todo caso, especialmente às pessoas que trazem cachorro e outros pets pra passear aqui nas praças e no lago, é importante o alerta: convém evitar os gramados onde há incidência de capivaras e cavalos, que são os principais hospedeiros do carrapato-estrela."

Veja fotos da ação de hoje na galeria abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #Vigilância #Zoonoses #Carrapato #FebreMaculosa #CarrapatoEstrela #Dengue #JaboticabalSP #Jaboticabal​
Fonte: Vigilância em Vetores e Zoonoses
19/06/2023
Agentes da Vigilância em Vetores e Zoonoses aplicam veneno contra carrapatos no lago e arredores