27 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Promotoria, Polícia Militar e Prefeitura realizam curso para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Nesta última segunda-feira (24/08) aconteceu na Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins, o “Estadão”, a abertura do curso para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, programa que substitui a medida de Prestação de Serviço à Comunidade, que foi suspensa no início da pandemia. Participaram da abertura o Dr. Carlos Macayochi Otuski, Promotor de Justiça; o Prof. Emerson Camargo, prefeito de Jaboticabal; Luciana Bergo, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social; o capitão Leonardo Tayar, comandante da PM Jaboticabal; e funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que são os responsáveis pela execução das medidas socioeducativas no Município.

O programa prevê a realização de diversas palestras para os adolescentes que, após este ciclo de encontros, serão encaminhados para um curso profissionalizante, visando gerar novas possibilidades e potencializar novas perspectivas de futuro.

“É preciso sempre olhar com carinho para os jovens da medida socioeducativa. Precisamos protegê-los e oferecer bons caminhos. Eles possuem uma vida inteira pela frente e nosso papel é garantir que eles tenham acesso à educação que lhes possibilite encontrar um emprego, amadurecer, ter uma vida digna e repleta de possibilidades. Quando ajudamos estes jovens a transformarem suas vidas, estamos promovendo não apenas eles e suas famílias, mas tornando muito melhor a nossa sociedade”, enfatizou a secretária Luciana Bergo.

A primeira palestra foi ministrada pelo promotor Dr. Carlos Macayochi, que explanou sobre a prevenção ao uso de drogas, explicando sobre os riscos que envolvem o vício. Outros temas serão abordados nas próximas palestras, que acontecerão semanalmente, como por exemplo, o papel da Polícia Militar na prevenção da violência e práticas infracionais; prevenção de DST’s e gravidez na adolescência e também a importância do esporte como fator de transformador social.