14 JUL 2020
SAAEJ INAUGURA NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA QUE VAI ATENDER JABOTICABAL PELAS PRÓXIMAS DÉCADAS

SAAEJ INAUGURA NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA QUE VAI ATENDER JABOTICAL PELAS PRÓXIMAS DÉCADAS

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jaboticabal – SAAEJ, inaugura nesta quinta-feira, 16 de julho, data do aniversário da cidade, a nova Estação de Tratamento de Água  - ETA, que será responsável pelo abastecimento  de mais de 70% da população e atenderá a cidade por um horizonte de décadas.

A nova Estação de Tratamento de Água é modular e pré-fabricada,  composta por   8 câmaras floculadoras, 4 câmaras decantadoras, 14 filtros,  2 tanques de contato. Ocupa um total de 1.500 metros quadrados de área e tem  altura de cinco metros. Foi projetada para tratar  250 litros por segundo, e oferecerá 30% de água a mais em relação à capacidade da ETA atual.  Sua operação será totalmente automatizada, proporcionando maior precisão e segurança na água fornecida à população.

A obra foi construída pela empresa Gratt, do município de Capinzal, Santa Catarina,  a um valor de  R$ 7.300.682,91 integralmente custeado com recursos próprios do SAAEJ e da Prefeitura Municipal. O projeto técnico e o termo de referência para construção da nova ETA foram elaborados  pela empresa Hidrosan Engenharia. A nova ETA substitui a antiga Estação de Tratamento de Água, inaugurada em 1962, que atendeu a cidade por 58 anos e que será desativada por apresentar graves problemas estruturais.

A implantação da nova ETA foi iniciada em fevereiro e o cronograma da obra aconteceu em tempo recorde, devido à ameaça de colapso da ETA antiga, considerada condenada pelas autoridades da área de saneamento desde o ano de 2008. A estrutura da ETA antiga estava comprometida devido a trincas e apresenta afundamento de solo por vazamento,  corrosão em suas partes metálicas e casa de química  em estado de degradação.

A nova ETA recebe o nome de Professor  Dr. Julio Cezar Durigan, professor e diretor da FCAVJ Unesp Jaboticabal  e reitor da Unesp, falecido em setembro de 2017.

A água tratada será captada do Córrego Rico e chegará à ETA por meio de tubulações. Depois de tratada será distribuída a imóveis residenciais e comerciais por mais de 430 quilômetros de redes subterrâneas.

“Inicialmente, a população praticamente não sentirá diferença na qualidade e quantidade da água fornecida. Investimos para substituir uma estrutura que estava com dias contados. Agora já começamos a superação dos próximos desafios, que são  a setorização das redes de distribuição e a modelagem hídrica para garantir aos diferentes bairros, principalmente aquelas situadas em regiões mais altas, um sistema ainda mais confiável e eficiente”, salienta o Diretor Presidente do SAAEJ, José Carlos Abreu.

“A construção da nova ETA é o maior investimento que podemos fazer para o futuro da cidade. Garantir a segurança do abastecimento de água é muito importante para a saúde das pessoas e  para as atividades das empresas. O saneamento é um setor que exige atenção constante. Jaboticabal deu um passo a frente e é motivo de orgulho para a região”, afirma o prefeito José Carlos Hori.