27 JUL 2012
Jaboticabal é a 15º cidade digital do Brasil

Na região, apenas Ribeirão Preto (16ª posição), Pontal (82ª) e

Santo Antônio da Alegria (83º) aparecem na lista

Jaboticabal volta a ocupar posição nobre em rankings nacionais. Desta vez, a cidade conquistou a 15º posição no Índice Brasil de Cidades Digitais 2012 - IBCD, que avalia o nível de digitalização das cidades brasileiras. Com 370 pontos, Jaboticabal lidera o ranking na região de Ribeirão Preto, estando entre as 30 cidades que alcançaram o nível de serviços eletrônicos no IBCD.

O prefeito José Carlos Hori informa que o projeto Jaboticabal Digital continua. “É muito bom receber esse reconhecimento, principalmente em final de governo. Mas não podemos parar. Já estamos implantando uma rede de fibra óptica, de 3,5 Km de extensão, que irá melhorar o acesso”, comemora. “Assumi o desafio de interligar secretarias e oferecer acesso à população. Estou muito feliz com o resultado. Só tenho a agradecer todo o empenho dos funcionários”, completa.

Através do projeto “Jaboticabal Digital”, implantado em 2009, a Prefeitura implantou uma rede sem fio, de frequência 5,4 Ghz, que interliga todas as secretarias e prédios públicos. A segurança pública também recebeu um reforço digital, inclusive na segurança dos estudantes, interligando a ronda escolar à rede. Há um sistema de videomonitoramento, com 26 câmeras espalhadas pela cidade, sendo 16 no Paço Municipal. As imagens da cidade são acompanhadas pela Polícia Militar e, no Paço, pelos vigias municipais.

Para o coordenador do Departamento de Informática da Prefeitura, Nei Calvetti, a classificação representa um grande avanço. “A cidade da 10ª posição [Santos] ficou apenas 10 pontos a nossa frente. E Jaboticabal investiu apenas R$ 2 milhões, enquanto outras cidades investiram R$ 50, R$ 100 milhões”, informa Nei, que finaliza, “agora, vamos instalar fibras óticas. Grandes cidades tem cerca de 50Km e nós, com 71 mil habitantes, teremos 3,5 km. No próximo ano temos chances de atingir uma posição melhor”.

A rede do Jaboticabal Digital oferece acesso livre aos moradores. O acesso gratuito à internet (velocidade de 256 Mbps) já atinge 3 mil residências inscritas, cinco telecentros e cinco hotspots públicos – outros cinco estão em implantação.

Destaque Nacional (Desenvolvimento) - Jaboticabal conquistou a 34ª posição no ranking nacional e a 31ª no Estado de São Paulo, entre os 100 municípios brasileiros com alto índice de desenvolvimento. Os dados são da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que mede o Índice de Desenvolvimento Municipal - IFDM.

Destaque Nacional (Cultura) - Pesquisa do Ministério da Cultura (MinC), realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta Jaboticabal como a melhor gestão de cultura da região e a 7ª do Estado de São Paulo. A cidade também conquistou a 18ª posição no ranking nacional entre os 5.562 municípios pesquisados.