Nos dias 1º e 2 de julho, Jaboticabal realizou a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o evento reuniu gestores, trabalhadores, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Assistência Social.
A abertura aconteceu no Cine Theatro Municipal “Manoel Marques de Mello”, com credenciamento e café da manhã. A cerimônia teve participação de autoridades locais e apresentações culturais emocionantes: o Hino Nacional foi interpretado em Libras pela instituição Olhos da Alma, que também apresentou um número de canto. Na sequência, houve uma apresentação de dança da APAE e uma roda de capoeira com o projeto Ginga que Educa.
O ponto alto da manhã foi a palestra magna com André Borin, que conduziu uma reflexão aprofundada sobre os avanços e desafios do SUAS ao longo de suas duas décadas de existência.
No período da tarde, os participantes se reuniram para debater os cinco eixos temáticos da conferência:
Eixo I: Universalização do SUAS – Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades
Eixo II: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional
Eixo III: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social
Eixo IV: Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente – Fortalecendo a Participação Social
Eixo V: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS
No dia seguinte (2 de julho), as atividades continuaram na Câmara Municipal com a apresentação e aprovação das propostas discutidas pelos grupos de trabalho. As propostas selecionadas serão agora levadas à Conferência Estadual, reforçando o compromisso de Jaboticabal com a construção coletiva de políticas públicas de assistência social.
Também foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município na próxima etapa:
Sociedade Civil – Titulares
• Ana Carolina Gentil
• Mariza Aparecida Zequetto
Sociedade Civil – Suplentes
• Natália Domingos da Silva
• Victoria Regina G. de Souza
Poder Público – Titulares
• Romilson Martins de Carvalho
• Nathalia Cristina de Carvalho
Poder Público – Suplentes
• Isadora Checchio Lucatto
• Ana Laura Morandom de Oliveira
A 15ª Conferência Municipal reafirma o papel fundamental da participação social na construção de um SUAS mais forte, democrático e conectado com as reais necessidades da população.