05 ABR 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Jaboticabal lança a “Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”
A Prefeitura de Jaboticabal lançou na tarde desta segunda-feira (04/04) a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal. A carteirinha facilita o contato em casos de emergências, auxilia na identificação da pessoa com autismo e garante atendimento prioritário.

“A importância da carteirinha é a conquista de uma política pública. Quem já tem os direitos garantidos e constituídos, agora poderá apresentar essa conquista onde estiver. É uma segurança para manter os seus direitos mantidos e respeitados. Essas pessoas não estão recebendo privilégio ou benefício, mas apenas o que é de direito delas”, comentou o prefeito, Prof. Emerson Camargo.

Segundo o diretor do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência, Ronaldo Bolognnezi, a entrega da carteirinha segue a Lei Municipal N° 5.053/2009. “A carteirinha tem a finalidade de garantir os direitos, gerar identificação, além de termos banco de dados para oferecermos políticas públicas para as pessoas com autismo”, comentou.

O evento contou com a presença das famílias, como da mãe e professora, Alessandra Augusto Araújo. “Para uma mãe, essa carteirinha vai ajudar muito com as caras feias que enfrentamos a cada vez que nosso filho entra em crise, seja onde estivermos. As pessoas não sabem o que está acontecendo e não sabem que seu filho é autista. É mais uma vitória que só está começando, porque ainda há muito pela frente. Os autistas possuem muitos direitos que, por inúmeras vezes, nem nós, pais, sabemos”, comentou.

Para solicitar a carteirinha, basta comparecer na Av. Libero Badaró, 680, Centro, na Casa do Bolsa Família. Leve RG, CPF, Certidão de Nascimento, comprovante de endereço, foto 3x4 e relatório médico.