A Sala de Situação da Dengue 2025, comissão permanente de monitoramento e gestão da doença no município, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira reunião ordinária do ano na última quinta-feira (20), no auditório da Prefeitura.
O objetivo do primeiro encontro foi discutir a situação atual da dengue em Jaboticabal e planejar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, alinhando estratégias e iniciativas de prevenção. Participaram representantes de todas as secretarias e departamentos municipais. Os encontros acontecerão a cada 15 dias.
Na ocasião, foram apresentados os números da doença em Jaboticabal, que já contabilizavam 1.669 casos positivos e 11 óbitos em decorrência da doença até 20/fev, data da última atualização feita pela Vigilância Epidemiológica; e as ações de combate que estão sendo realizadas, como bloqueios, nebulização e arrastões pelos bairros.
Decreto
A pauta também seguiu com orientações a respeito do decreto municipal nº 8297, de 07 de fevereiro de 2025, que estabeleceu estado de Calamidade Pública para a dengue, em decorrência do avanço da doença.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e vice-presidente da Comissão da Sala de Situação da Dengue, Roberta Cristina Rodrigues, enfatizou a importância da união no combate à doença. "Vamos precisar do apoio de todos para vencer essa situação. É um trabalho em equipe, uma força-tarefa", afirmou.
Bairros
O diretor do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses e também presidente da Comissão, José Carlos "Cafu" dos Santos, destacou que o trabalho acontece em todo o município, mas que um grupo de bairros exige mais atenção das equipes.
"A região Central, que abriga prédios mais antigos, é uma delas. Depois, os bairros mais antigos e também mais populosos, como Jardim Angélica, Jardim Mariana e Sorocabano, onde estamos concentrando nossas atenções", explicou.
Vacinação
Outros assunto pontuado foi a vacinação contra a dengue, que segue imunizado o público de 10 a 14 anos. Até o momento, foram vacinados 1.600 crianças e adolescentes, mas a meta é atingir toda a população dessa faixa etária, que totaliza 4.600 pessoas. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município.
#PrefeituraDeJaboticabal #CombateÀDengue
Fonte: Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses
Autor: Departamento de Comunicação Social