Nos últimos dias 10 e 11 de abril, os professores da rede municipal de ensino de Jaboticabal participaram de um workshop apresentado pela psicóloga Laís Zavatti e a psicopedagoga Fabiana Marcon, abordando o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre os assuntos abordados pelas profissionais do Espaço Viver Bem Pediátrico estavam o diagnóstico precoce, rotulações a serem evitadas e os desafios para quem trabalha com educação infantil.
A ação foi promovida pela Unimed Jaboticabal e faz parte de um projeto pensado e desenvolvido para melhor atender crianças com deficiências do desenvolvimento neuropsicomotor.
Pensado para as demandas escolares, o workshop contou com a participação de 300 professoras e professores da rede municipal de ensino.
A enfermeira coordenadora do Viver Bem Pediátrico, Gabriela Oliveira, afirmou que o objetivo do projeto é "acolher os profissionais da educação e oferecer a parceria para, assim, promover intervenções consistentes e efetivas. Além disso, vamos realizar reuniões periódicas com a equipe pedagógica, visitas escolares e a integração da família, visando o bem-estar da criança e do adolescente em seus aspectos sociais, emocionais e acadêmicos."
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jaboticabal, Lúcia Vasques agradeceu a parceria com a Unimed. "Essa parceria veio em muito boa hora. Houve um aumento imenso de crianças com diagnóstico de TEA nos mais diferentes níveis e esse evento veio para a gente poder receber orientação e propiciar acolhimento às nossas crianças e a possibilidade de conviver com os outros coleguinhas de forma tranquila".
#PrefeituraDeJaboticabal #TEA #autismo #inclusão #acolhimento #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Autor: Departamento de Comunicação Social