Crianças da EMEB “Senhora Aparecida”, em Jaboticabal, concluíram neste primeiro bimestre de 2025 um importante ciclo de aprendizado com o encerramento do projeto de Educação Financeira, promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e o Sicredi de Jaboticabal.
Voltado aos alunos dos 3º, 4º e 5º anos do período da tarde, o projeto teve início no segundo semestre de 2024 e trouxe para a sala de aula temas fundamentais para a vida adulta, como planejamento, organização, poupança, investimento e consumo consciente.
Durante os encontros, as crianças puderam refletir sobre como o dinheiro circula no dia a dia — como se ganha, se organiza, se economiza e se gasta. A proposta buscou despertar a consciência financeira desde cedo, estimulando hábitos saudáveis que podem impactar positivamente o futuro pessoal e familiar dos estudantes.
Além do aprendizado prático, o projeto também abordou aspectos comportamentais, como a influência da publicidade nas decisões de compra e a importância de evitar o consumo por impulso. As atividades estimularam o pensamento crítico e a capacidade de fazer escolhas responsáveis, respeitando o orçamento familiar e os próprios objetivos.
O gerente geral do Sicredi de Jaboticabal, Leandro Alves, destacou a importância da iniciativa:
Entre os benefícios da educação financeira desde a infância estão a maior autonomia para lidar com o dinheiro, a prevenção de endividamentos, o fortalecimento do hábito de poupar e a capacidade de se planejar para o futuro com mais segurança e equilíbrio.