A Prefeitura de Jaboticabal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está recebendo nesta quinta e sexta-feira (5 e 6 de junho) o projeto Circuito Cultura e Inclusão, na EMEB Paulo Freire. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Cultura e pela ONG ImageMagica, com patrocínio do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, utiliza a fotografia como linguagem principal para promover educação, cidadania e segurança no trânsito de forma sensível e criativa.
Durante os dois dias de atividades, os estudantes participam de oficinas educativas realizadas dentro de um caminhão adaptado, que funciona como um espaço interativo e sensorial. No local, os alunos têm contato com experiências lúdicas como a câmera escura, brinquedos ópticos, vídeos sobre a história da fotografia, além de rodas de conversa com profissionais especializados.
A proposta vai além da abordagem tradicional sobre segurança viária. As oficinas incentivam os alunos a refletirem sobre a importância da empatia, do respeito e da responsabilidade no trânsito, conectando esses valores com o cotidiano e a convivência social. As reflexões visuais e textuais produzidas pelos estudantes farão parte de uma exposição fotográfica ao final do projeto, promovendo o protagonismo juvenil e ampliando o diálogo com toda a comunidade escolar.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jaboticabal, Prof.ª Dra. Lucia Helena Vasques, destaca a relevância da ação:
“Projetos como esse contribuem de forma significativa para a formação cidadã dos nossos alunos. Ao utilizar a arte como ferramenta de aprendizagem, eles se tornam mais conscientes de seu papel na sociedade e desenvolvem valores fundamentais como empatia, escuta e responsabilidade.”
#PrefeituraDeJaboticabal #Jaboticabal #Cultura #Educação