A Prefeitura de Jaboticabal realizou, nesta segunda-feira (17), a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, que ocorre de 17 a 27 de novembro. A programação é uma iniciativa da administração municipal em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial, com atividades voltadas à valorização da cultura, da história e das trajetórias negras do município.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades municipais, membros do Conselho, homenageados, funcionários públicos e moradores da cidade. Também participaram alunos da Escola Municipal Paulo Freire e a embaixadora da Festa do Quitute 2025, Micheli Aguiar, que representou a força e o protagonismo da mulher negra de Jaboticabal.
O evento contou com apresentação de músicas africanas ao som dos atabaques, conduzida por integrantes da Casa Pai Tobias de Angola, envolvendo o público em uma atmosfera de ancestralidade e celebração.
Na mesma ocasião, foi inaugurada a exposição fotográfica “Personalidades Negras”, que destaca cidadãos negros jaboticabalenses por meio de registros produzidos pelo olhar sensível do fotógrafo Jimmy Nales. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no saguão da Prefeitura, até o dia 27 deste mês.
.
Confira a programação completa
17/11 a 27/11 – Exposição de fotos “Personalidades Negras”
Local: Saguão da Prefeitura
Visitação de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente da Prefeitura, das 8h às 17h.
20/11, às 19h – Celebração “Liberdade Afro Religiosa”
Local: Casa Espírita Pai Tobias de Angola – Rua Batista Tibério de Almeida, 430/440
27/11, às 19h30 – Palestra “Reflexões e Trajetórias Negras”
Com Danilo Augusto Reinol, professor da Educação Infantil, pesquisador e formador de professores. Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Local: Câmara Municipal
CRÉDITO DAS FOTOS: Jimmy Nalles
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Autor: Departamento de Comunicação Social