07 JAN 2022
SAÚDE
Mediante ao alto índice de suspeitos de COVID-19, CAC ajusta protocolos; testes rápidos serão aplicados em pacientes que possuem fatores de risco
Em poucos dias, Jaboticabal passou de nenhum caso confirmado para cerca de 800. A procura no CAC – Centro de Atendimento ao Coronavírus também é grande. Até pouco tempo, a unidade registrava a presença de cerca de 40 pessoas por dia. Agora, o número ultrapassou os mil pacientes nesta última quarta-feira (05/01). Assim, sem condições para testar rapidamente todos que marcam presença no local, a Secretaria de Saúde alterou os protocolos e irá realizar o teste rápido apenas nos pacientes com fatores de risco.

“O médico irá avaliar caso a caso. Em uma casa, por exemplo, onde uma ou duas pessoas testaram positivo, as demais, se apresentarem sintomas, serão consideradas positivas. Assim, vamos otimizar os nossos testes, priorizando o teste rápido para quem tem risco, e realizando os outros testes, que demoram cerca de 24h a 48h para ficarem prontos, nos demais. Até mesmo a rede particular, entre planos de saúde e farmácias, está com dificuldade para testar.”, explicou o secretário de Saúde, André Domingues. Nas últimas 24h, mais de 700 pessoas marcaram presença no CAC.