A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta semana, a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em recém-nascidos. A imunização já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção da UBS Centro.
A vacina é destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade materna. O objetivo é garantir a transferência de anticorpos da mãe para o bebê em uma fase estratégica da gestação, geralmente no terceiro trimestre, quando essa proteção é mais eficiente.
Para receber a dose, a gestante deve apresentar cartão da gestante/pré-natal, exames ou relatório médico. O esquema vacinal é de dose única a cada gestação. As gestantes podem procurar a UBS mais próxima para receber a dose e reforçar os cuidados com a saúde da mãe e do bebê.
O VSR é o principal causador de hospitalizações de bebês e crianças pequenas. Ele responde por 75% dos registros de bronquiolite em recém-nascidos e por cerca de 40% dos casos de pneumonia em menores de dois anos. No Brasil, já foram contabilizados 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus somente neste ano.
Recentemente incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, a vacina deve ser aplicada a partir da 28ª semana, fortalecendo a proteção dos bebês nos primeiros meses de vida. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo.
Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Departamento de Comunicação Social