02 FEV 2021
CORONAVAC: para onde foram destinadas as primeiras doses em Jaboticabal?

A Prefeitura de Jaboticabal recebeu em 21 de janeiro, na Vigilância Epidemiológica do município, um total de 880 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantã em parceria com a Sinovac Biotech. Já no dia seguinte, teve início a vacinação dos profissionais de saúde e, mais recentemente, dos idosos que estão institucionalizados.

Atualmente, Jaboticabal conta com cerca de 3.500 profissionais da saúde. Com apenas 880 doses, a Secretaria de Saúde priorizou os profissionais que atuam na linha de frente e estão diretamente ligados às salas de vacina do serviço público, assim como os de serviços de apoio (laboratório) que entram em contato frequente com pacientes infectados.

Essas doses foram feitas nos seguintes locais:

1)Profissionais do Hospital Santa Isabel- ala CTI Covid, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviços gerais, fisioterapeutas e demais profissionais que trabalham nessa ala.
2) CAC (Centro de Atendimento ao Coronavírus)
3) SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
4) USA (Unidade de Suporte Avançado)- Ambulância UTI
5) UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
6) Pronto Atendimento do Hospital São Marcos
7) Centro de Referência do Hospital Unimed
8) Laboratório do Hospital Santa Isabel (apenas funcionários que coletam exames da covid 19)
9) Profissionais do serviço de saúde público da Atenção Básica (Enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem) das Equipes de Saúde da Família e dos CIAFs ( que inclusive trabalham em salas de vacina), Médicos, Agentes Comunitários de Saúde e outros (que trabalham dentro das unidades de saúde).
10) CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) -dentistas e ACDs.
11) Instituições Asilares (Asilo são Vicente de Paula; Vila Vicentina, Sossego do Vovô e Ferreira Ferreira Assistência a Idosos LTDA ) e os respectivos profissionais de enfermagem que trabalham diretamente nos cuidados desses idosos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Ornella Perez, a escolha desses profissionais e dos locais mencionados foram priorizados pelo Comitê de Enfrentamento a Covid-19 e também em conformidade com as orientações do Documento Técnico da Divisão de Imunização do CVE-SP. “Infelizmente não pudemos colocar em prática o nosso próprio plano municipal de vacinação devido a redução de doses enviadas para Jaboticabal”, afirma a secretária.

O comitê é composto por membros da Secretaria Municipal de Saúde (Dra. Ornella Padovani Perez), Chefe da Vigilância Epidemiológica (Tania M. Petrazzi), Diretora do Depto. em Vigilância em Saúde e Coordenador da Vigilância Sanitária (Roseli Elísio de Souza e Dr. Fernando A. Arrobas Martins), Presidente do Conselho Municipal de Saúde (Dra. Adolorata Ap. Bianco Carvalho), Coordenadora do CAC ( Irani Célia Marques), Secretária Municipal de Educação (Dra. Lucia Vasques), Diretor Clínico da UPA ( Dr. Fabio Soares Grosso), Administradora da UPA (Ana Sílvia de Camargo Victório), Gestora do Hospital e Maternidade Santa Isabel (Arlene Caiafa) e Gerente Hospitalar do Hospital e Maternidade Santa Isabel (Margareth Pedrol de Freitas).

“Agora, aguardamos o envio das segundas doses da vacina Coronavac para serem aplicadas dentro do prazo estipulado, que fica entre 14 e 28 dias após a primeira aplicação”, finaliza Ornella.
Nesta etapa, de acordo com a secretaria, não foram vacinados os idosos que não estão institucionalizados. Segundo o calendário estadual, a data prevista para atendimento deste grupo é 8 de fevereiro.