Na última quarta-feira (12), os alunos da EMEC (Escola Municipal de Educação Complementar) “Dr. José Abdo Chueire”, realizaram a Feira do Empreendedorismo, evento que marcou o encerramento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae.
A iniciativa incentiva crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades e comportamentos empreendedores de forma lúdica e criativa.
O projeto, que contou com o apoio dos agentes do Sebrae Aqui de Jaboticabal, foi implantado na escola em agosto deste ano, envolvendo todas as turmas do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.
Durante a feira, aberta à visitação das famílias, os alunos montaram bancas para vender brinquedos, doces, bolos, pipas e diversos outros produtos confeccionados por eles mesmos. Toda a renda obtida será revertida para eventos e atividades da escola.
De acordo com Bárbara Kato, gestora da Cultura Empreendedora do Sebrae de Ribeirão Preto, o JEPP é um programa anual voltado à capacitação de professores da rede municipal, que se tornam multiplicadores da metodologia de empreendedorismo entre os alunos.
“Os professores são agentes de transformação na vida dos alunos. Por meio do JEPP, eles contribuem para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e autônomos, que conseguem identificar oportunidades e construir caminhos com mais segurança e propósito na vida adulta”, destaca Bárbara.
A diretora da EMEC, Ana Carolina Ricci Morandin, ressaltou que a escola mantém o tema do empreendedorismo presente ao longo de todo o ano letivo, com diversas ações que envolvem os estudantes e suas famílias.
“Trabalhar o empreendedorismo desde cedo é fundamental. As crianças aprendem sobre educação financeira, como lidar com o dinheiro e até como construir o próprio negócio. Além disso, desenvolvem valores como trabalho em equipe e responsabilidade. A escola tem papel essencial nesse processo, formando não apenas alunos, mas cidadãos preparados para a vida”, afirma Ana Carolina.