O Departamento de Proteção e Defesa Animal inaugurou neste sábado (02) o CATA – Centro de Acolhimento Transitório de Animais, um espaço estruturado para receber cães resgatados em situações específicas, como casos de maus-tratos, vulnerabilidade ou por determinação das autoridades competentes. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, personalidades e membros da comunidade.
O CATA conta com 10 baias individuais destinadas a cães mais agressivos, 6 baias comunitárias e uma área de isolamento para animais em recuperação. O projeto foi pensado para garantir acolhimento seguro e digno, com foco na recuperação e na adoção responsável. Com 345,50 m² de área construída, o centro está localizado na Alameda Sílvio Borsari, nº 950 – bairro Vale do Sol.
Durante a cerimônia, o prefeito de Jaboticabal, Prof. Emerson Camargo destacou a importância da iniciativa:
A ex-vereadora, protetora e ativista da causa animal, Val Barbieri, autora da lei que originou o projeto, celebrou a conquista:
A cerimônia também homenageou Louridin Homem, importante nome da causa animal no município, representado por sua neta, Sílvia Cristina Mussi Homem.
Durante o evento, o assessor do deputado federal Arnaldo Jardim, Adolfo Benedetti, confirmou a indicação de uma emenda parlamentar que viabilizará a segunda etapa do CATA. Essa nova fase incluirá a construção e oferta de cursos profissionalizantes de banho e tosa, em parceria com o Sebrae.
Com a entrega do CATA, Jaboticabal consolida uma nova política pública voltada à proteção e ao respeito aos animais, unindo estrutura, cuidado e responsabilidade social.
O CATA funcionará como espaço de acolhimento temporário. Os cães permanecerão no local apenas até se recuperarem e serem adotados de forma responsável. O objetivo é garantir bem-estar, reinserção e evitar que o espaço se torne um abrigo permanente.