A Prefeitura de Jaboticabal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), promoveu um encontro especial voltado aos profissionais de apoio da rede municipal de ensino.
O evento, realizado no Clube da Terceira Idade, teve como tema “Resiliência Emocional no Trabalho Escolar” e aconteceu em dois dias: sexta-feira da semana passada (25) , para cozinheiras e auxiliares de cozinha; e nesta segunda-feira (28), para serventes e auxiliares de serviços gerais.
A ação teve como objetivo valorizar esses profissionais, que são essenciais para o bom funcionamento das escolas e creches do município, além de proporcionar um momento de escuta, aprendizado e bem-estar emocional.
Palestras
A programação contou com palestras de dois convidados especiais. O primeiro foi Renan Ezequiel, servidor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Jaboticabal, graduado em Letras e Direito, e psicanalista em formação pelo IBPC. Ele abordou a importância da inteligência emocional no ambiente escolar.
A segunda palestra foi conduzida por Karine Carioca Luca, graduada em Direito e em Licenciatura em Música. Com ampla experiência na área da educação musical e projetos sociais, Karine falou sobre o papel das emoções no dia a dia de trabalho e trouxe reflexões sobre autocuidado e empatia.
Para Patrícia Angélica Sanches Tokimatu, chefe de gabinete da SECEL, o evento reforça a valorização desses trabalhadores, que estão diariamente na linha de frente do cuidado com os espaços escolares.
“Esses profissionais garantem que tudo funcione bem nas escolas: a limpeza, a alimentação, a organização dos espaços. Eles fazem parte do coração da escola e merecem todo o reconhecimento. Promover um momento como esse é também cuidar de quem cuida.”, destaca Patrícia.